Guia de iniciantes

Ansiedade de aproximação

in Ansiedade de abordagem

A Ansiedade de Aproximação possivelmente dispensa comentários. Sabe o medo de se aproximar daquela linda garota perto do bar? E que só de imaginar isso suas mãos suam e seu estômago gela? Isto é Ansiedade de Aproximação, ou simplesmente AA. E atire a primeira pedra quem nunca sentiu AA…

De algum modo você aprendeu que se aproximar de mulheres estranhas, e correr o risco de ser rejeitado, é algo tão perigoso que força seu organismo a reagir. Daí o suor, o estômago frio, em alguns casos a tremedeira e o coração acelerado. É teu corpo dizendo que está preparado para o perigo.

O problema é que a AA nunca se converte em disposição a enfrentar o perigo; pelo contrário, a tendência é evitá-lo. E aí a chuva de desculpas: Ah, quando ela estiver sozinha eu vou!, Quando a música abaixar um pouco, aí eu vou!, Só mais uma cerveja, e aí sim eu vou!, Bem, hoje eu nem tava muito no clima mesmo…

Além do desejo de evitar a situação, a AA também faz a clássica chuva em copo d’água. Você acha que vai levar um tapa, que a garota vai gritar, que ela não vai nem te responder, ou, pior ainda, que vão estar todos reparando em você e ouvindo sua conversa.

Mas isso não é a realidade. É somente a AA atrapalhando sua vida!